A internet oferece, hoje, uma gama de ferramentas que nos favorecem com novas formas de ensinar e aprender. Novas possibilidades de uso das TICs surgem a todo o momento e isto vem de encontro as nossas expectativas frente a área Informática na Educação.
Na primeira semana, lemos um texto, criamos nosso blog da disciplina e visitamos muitos blogs sugeridos. Foi então que comecei a me encantar com esta ferramenta. Que riqueza, que criatividade, que mostra de inteligência e disponibilidade. Os blogueiros expõem suas idéias e compartilham seus pensamentos mais íntimos na rede. Para pessoas mais fechadas (como eu) que não gostam de se expor, isto foi um choque. Minhas dificuldades foram muitas até internalizar esta nova forma de expressão.
Como estava trabalhando com outras disciplinas do curso fui cumprindo meus compromissos quando era possível sendo muito difícil acompanhar conforme iam sendo publicadas as atividades. Eu atrasei muito. Ainda devo a atividade 17/4 que é a leitura de um texto e postagem. Eu farei tão logo acabem estas últimas, pois requer tempo para ler.
O cadastro no Bloglines foi feito sem dificuldades e o acompanhamento dos blogs das colegas também.
Fiz com prazer a configuração do meu blog. Gosto de mexer em tudo, mas sempre primando pela harmonia e estética visual.
Apesar de cumprir as atividades, durante toda esta oficina tive um sentimento de impotência, não pelas dificuldades de execução, mas pelo fator tempo. Em todo o andamento do trabalho me senti com “a corda no pescoço”, pressionada de todos os lados, por esta e as outras disciplinas.
Para mim, esta dificuldade ficou mais clara quando iniciamos os trabalhos em grupo e onde penso que deveria ter trabalhado mais.
O Proa 17 deixa uma bagagem muito grande de novos conhecimentos e uma vontade enorme de continuar aqui, lendo, testando, explorando o que oferece. Eu aprendi muitos recursos que já estou usando com meus alunos. Os blogs e todas as ferramentas estudadas nos dão uma perspectiva diferente e moderna de uso da internet na educação. Uma possibilidade de nosso aluno desenvolver sua criatividade e construir conhecimento.
Peço desculpas se fui indelicada com algumas colegas ao analisar seus blogs. Eu penso que temos que ser sinceros e colocar nossa verdadeira opinião quando estamos executando uma tarefa tão importante como uma atividade proposta, então, não é momento de se desdobrar em elogios quando se tem pontos para destacar. Sempre tendo como fim uma educação de qualidade.
Obrigada, profª. Íris, Mara e Susana, com certeza, continuarei a explorar todos estes blogs em busca de mais conhecimento, pois sei que deixei muita coisa para trás e retornarei com mais tempo.