sexta-feira, 4 de maio de 2007

Eu e os blogs-

Pouca é minha experiência com blogs, só conheci este recurso neste curso de especialização. Nestes dias, quando olhava para a lista de atividades me dava um friozinho no estômago, pois precisava me concentrar e não podia e o compromisso não cumprido me deixou numa grande ansiedade. Não tenho problemas em trabalhar com a máquina, sou experiente e domino fácil novos recursos.
Hoje, já estou há oito horas sentada na frente do micro trabalhando. Descobri um mundo muito rico. Estou impressionada. Até então, para mim, blog era uma forma de publicar meu pensamento na internet. Coisa que não concordo muito, talvez pelo meu temperamento mais fechado, não gosto de me expor.

(Em empo: Semana 2 - atividade 4)

Li os textos solicitados e muitas informações me chamaram a atenção:
Blogs:
- São ambientes de construção cooperativa de conhecimento –
os projetos educacionais
* Que desencadeiam entre os participantes o exercício da expressão criadora, artística e hipertextual;
- Permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria;
- Permitem retorno à própria produção permitindo a reflexão crítica, a reinterpretação de conceitos e práticas;
- Professores e alunos são parceiros de aprendizagem...
- Registra de forma dinâmica todo o processo de construção do conhecimento...
- Consolidam novos papeis para alunos e professores no processo educativo promovendo a parceria num processo onde todos ensinam e todos aprendem.
Palavras chamam a atenção nos textos: compartilhar, colaborar, construir, conhecimento, produzir, idéias, opiniões, experiências, parceria, diálogo, autoria, reflexão, senso crítico... os blogs fazem tudo isto, nos dão a oportunidade de crescer basta se abrir para o novo. São fáceis de criar, editar e publicar, não precisa de muito conhecimento técnico só muita criatividade, aquela que todos nós temos, talvez escondida no nosso interior esperando ser descoberta.

2 comentários:

Mara disse...

Oi Alcione
É assim mesmo, quando nos familiarizamos mais com os blogs descobrimos um mundo de possibilidades que eles nos oferecem, principalmente a da construção de uma rede de trabalho colaborativo.
Um abraço,
Mara N Silva

Ana Margô Mantovani disse...

Olá Alci!
Eu sou suspeita em "falar" sb blogs, sou simplesmente apaixonada por esta ferramenta! Comprovo na prática (desde 2004) com professores e alunos, as potencialidades pedagógicas dos blogs!
Como vc colocou (mt bem no teu post) as plavras de ordem são: autoria, co-autoria, autonomia, interação, cooperação,colaboração e criatividade!
Seja bem-vinda a este ambiente de alta produção!
Abraços,
Margô