quinta-feira, 31 de maio de 2007

Analisando o blog das colegas

Marcia Ferron
Proa 17/20
A colega Márcia tem encontrado dificuldades na internet. Penso que tem a ver com a velocidade de sua conexão. O importante é que ela não desiste. Comentei com ela que se aprende mexendo, errando, acertando.
Vi, também, que ela se esforça e cumpre com as atividades.
Fez uma ótima análise dos blogs colaborativos, quer dizer que esteve lá e leu tudo. Eu ainda não consegui fazer tudo isto.
Usou no blog, alguns recursos que eu dispensaria mas como estamos aprendendo é aceitável.
Preciso ser menos rígida com as colegas pois muitas estão agora entrando para o universo virtual.

Lucia Oliveira
No dia 23/05 visitei pela primeira vez o blog da Lúcia Oliveira, mas não fiz relato. Ainda estava atrapalhada com tantas atividades do proa 17. Voltando hoje, encontrei com quase todas as tarefas já realizadas. A colega é muito dedicada ao trabalho e se percebe que faz o possível para estar em dia. Ela descreve muito bem os blogs visitados. Outra coisa que me chama a atenção é como representa de forma coerente suas idéias com as imagens.Voltarei neste blog para uma última análise em breve.

Simone Poglia
Este é um blog que também visitei no dia 23. Até este dia a colega realizou relatos das atividades solicitadas e fez testagens no flickr, no Write to my blog e outras experiências como captura de imagens.
Como (penso que quase) todas nós, são tantas as atividades que algumas passam despercebida e quando se vê, já estão atrasadas.
Voltarei...

Analizando o blog da Eliane Soares

Proa 17/20
Este é comentário que coloquei no blog da colega:
Eliane, ao analisar novamente teu blog constatei que não medes esforço para colocar conteúdos de qualidade e que tragam conhecimento e reflexão. Gostei muito de todo teu blog no que diz respeito a conteúdo.
Algumas coisas eu não gosto de usar e ver na internet, como: recursos no ponteiro do mouse, música, SnapShop. Se olhares o meu blog verás a minha opinião sobre este assunto. A cor do texto também poderia ser mais escura, pois agride os olhos.
A profª. Íris me passou um endereço bem interessante sobre "Como Fazer um AntiSite", trata sobre o que não se deve colocar na internet.
Se visitares nosso blog colaborativo verá um recurso destes no ponteiro do mouse. É de gosto de minhas colegas e eu encontrei uma forma de “neutralizar” o efeito “prendendo” as letrinhas na parte superior da página, embaixo da barra de rolagem. Se eu descer o mouse por dentro da barra o efeito fica preso em cima.
Quero deixar bem claro que não é nada pessoal e sim minha forma de trabalhar e ver as coisas e penso que devo ser sincera nesta análise. Em todos os blogs que visitei fui de igual franqueza.

Flogs

Flogs
Coloquei o seguinte comentário para as colegas:
“Colegas, este blog apresenta muitas ferramentas para ilustrar nossos blogs. São tantas que, se fossemos colocar todas, pouco chamaria a atenção o assunto principal. Eu, particularmente, penso que como novos conhecimentos são válidas, mas para utilizar não. Não tem coisa mais desagradável que abrir uma página cheia de coisinhas piscando e pulando. Isto não serve para blogs profissionais, como é o nosso caso, pois somos profissionais da Educação.Quanto aos flogs, eu ainda não tenho um, vou estudar o tutorial de vocês para aprender a ferramenta e trabalhar com alunos.”

Como coloquei na postagem de ontem, não consegui ficar muito tempo neste blog.
Fiz minha análise e vi que tem muitos recursos para “enfeitar” blogs.
Penso que o Flog pode ser usado na educação e as colegas deixam isto bem claro, com vários exemplos.

Continuando minhas visitas...

BubbleShare
O trabalho das colegas está muito bom e o assunto é de grande interesse pois podemos usar, não só como ferramenta pedagógica mas como lazer, criando álbuns pessoais.
Pelo tutorial que elaboraram se vê que é fácil e tem muitas aplicações pedagógicas, que é o nosso enfoque.
No início do curso tentei usar e não deu certo. Aprender sozinha é mais difícil, não é impossível, mas com orientação se torna mais fácil e aqui encontramos muito material. Nos foi dado um tutorial, mas penso que eu não estava com a mente “treinada” para aprender uma ferramenta nova como agora.
Tenho só uma dúvida: quanto às imagens, têm que ser redimensionada para publicar? Talvez já tenha esta resposta no trabalho. Vou continuar explorando e descobrirei.
As colegas merecem meus parabéns pelo trabalho. Está claro, bem redigido e simples, sem recursos piscantes. Só não gostei da cor laranja no texto do dia 24. É ofuscante.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Amanhã eu continuo...

Este aí sou eu, hoje. Mas só hoje, amanhã estarei melhor.
Eu, às 19 horas abri o blog colaborativo sobre Flogs.

Quando apareceu aquele Merlim (que não é meu gato), a música agitada, o banner circulando Bem vindo... Bem vindo... Bem vindo... Bem vindo... Bem vindo... Bem vindo... e o ponteiro com o relógio circulando, larguei tudo e saí da máquina.

Não dá para aguentar estes recursos estressantes depois de muitas horas na frente do micro.

Desculpem colegas, não quero ser chata (já sendo, dependendo da visão de cada um) não vamos colaborar com a poluição visual dos sites na internet. Precisamos ter cuidado com a estética, a harmonia de cores, de imagens. Movimento, só do ponteiro do mouse e com sua tradicional seta.

Quando visitamos os blogs indicados pela disciplina não vimos nenhum com animação.

Visita aos blogs colaborativos

Orkut
Amiga Roselene, já conhecendo teu trabalho, este blog não poderia ser de menor qualidade. Estás acompanhada de colegas também muito competentes e criativas.

Visitando este blog, aprendi muito sobre Orkut, e eu sabia muito pouco. Por quê? Porque sou contra (é, faço parte deste grupo), não uso, bloqueei na escola, portanto não deixo alunos usarem. Isto não quer dizer que não tenha (pode?). No início da febre eu fiz o meu e nunca mais abri.
Mesmo sabendo que é uma ferramenta que promove a socialização de forma fácil não penso que tenhamos que expor nossa imagem e características pessoais para todo o mundo. É questão de opinião.

Excelente o trabalho do grupo, bem explicado e orientando de forma clara e precisa quem quiser aprender sobre Orkut.
Gostei da simplicidade e harmonia do blog, não cansa os olhos e é disto que precisamos já que temos que visitar muitos durante nosso trabalho.

Del.icio.us
Apesar de ler muito material exposto sobre o assunto, ele não me atraiu. Entendam bem, não é o trabalho de vocês, mas este tal do Del.ici.us (rsrs), não sei se usarei um dia. Ou não entendi ou não vi tanta utilidade, apenas mais uma ferramenta oferecida para facilitar nosso trabalho. Eu teria que explorar mais e talvez, assim, gostasse mais.
Quanto ao blog, devo dizer que esta variedade de cores fortes e brilhantes nos textos cansa muito os olhos. Para nós, que estamos direto na frente de um monitor, isto é cruel.
Penso que não é necessário repetir a ordem (enunciado) das atividades, pois todas nós temos no blog da disciplina.
E esta janelinha do Snap Shots, pobres dos meus olhos, não dá para passar o ponteiro do mouse por um link que ela já aparece.
Outra coisa que percebi é tem muitos recadinhos pessoais. Todos nós estamos com a corda no pescoço e talvez as colegas ausentes não estejam por negligência e sim por dificuldades. Vamos exercitar a compreensão e a tolerância.

Colega Eloísa, eu admiro tua garra e disponibilidade e te dou meus parabéns pelo trabalho.

Bubbleshare

Consegui!

O post abaixo foi enviado por e-mail.
Enviei a msg e logo abri o blog, lá estava ela. Editei, formatei, pois é muito extensa e coloquei as imagens. É uma facilidade. Aprendi mais uma coisa, ótimo.

A Flor da Honestidade

Este post foi enviado por e-mail. Consegui!!!!

"Três coisas são importantes na vida humana: a primeira é ser uma boa pessoa. A segunda é ser uma boa pessoa. A terceira é ser uma boa pessoa."

Henry James


A Flor da Honestidade

Conta-se que por volta do ano 250 a.C, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.
...
- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da china.
...
Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor.
...
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.
Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.
Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.
As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe esclareceu:
- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

.....................................
A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.
Equipe do site www.momento.com.br, com base em texto de autor desconhecido.


terça-feira, 29 de maio de 2007

Esta imagem representa mina meta de colocar em dia as atividades.

Esta seria a atividade 17A/7.
Quando configurei meu blog desta disciplina, editei as definições e alterei o que achei necessário, como:
- Formato da data, da hora;
- O fuso horário;
- O idioma;
- Revisei a aba Comentários, fiz minhas opções;
- Analisei as outras abas e na aba E-mail terei que voltar, pois não entendi muito bem.
Quanto ao modelo, configurei de acordo com meu gosto, cores em tom pastel combinando com o fundo. Deixo as cores fortes para as imagens que têm que representar a idéia do texto, elas têm que ter sentido, ter relação com a mensagem que quero passar.
Nos elementos acrescentei o solicitado e dois pensamentos para tratar, também, da alma. Eu descobri o Relógio por acaso quando criei meu primeiro blog. É necessário editar html e colocar o script na posição que se escolher.
Fontes e cores, sempre harmonizadas com o todo.

Retornando às atividades

Professoras/tutoras
Estou passando todas as atividades para verificar, complementar e fazer as que estou em falta. Na 17A/4 eu fiz, foi a segunda postagem "Eu e os blogs", só não identifiquei, o que fiz agora.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Relatando o dia...

Hoje fiz a primeira visita em cada blog da minha lista. Estou bem atrasada com as atividades do Proa 17 mas, devagar colocarei em dia.
Mandei a foto da brincadeira 2 e fiz o trabalho final de outra disciplina.
O dia rendeu mas tem muito pela frente.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Atualizando...

( Esta é a minha mesa de trabalho e meu companheiro constante.)
Andei nestes últimos dias atualizando minhas atividades nos outros Proas. Vou fazer a atividade do proa 17/20. Vou visitar os blogs das colegas. Márcia, Eliane, Simone e Lúcia, me aguardem, eu estou chegando. Como sou meio metida vou dar sugestões, vou criticar, mas também vou elogiar. Começando agora, a crítica, aquelas figurinhas/textinhos circulando no ponteiro do mouse me dão nos nervos (rs), pra mim, que passo todas as horas do meu dia na frente de uma tela, isto é cruel... meus olhos e minha cabeça ficam rodando... Penso que neste tipo de publicação precisamos tornar o menos poluído possível para dar prazer a quem lê. É como a enxurrada de apresentações do Power Point que se recebe todo o dia, com letrinhas entrando, uma a uma, ou imagens virando cambalhotas, pode isto?! Já aprendi que teclando Enter as telas passam sem estes efeitos.
Outra coisa que não perdôo é escrever errado, é claro que isto acontece com todo mundo, inclusive comigo. Mas vamos ter cuidado. O recurso de digitar no Word ou outro editor é válido, pois nos dá mais segurança.
Estou aprendendo muito com estes proas. O 17, este tenho que repassar todas as atividades.
Profs., vocês não poupam, não é? É um montão de atividades na semana que tem só 7 dias. Acho que deixei muita coisa pra trás. Vejo recursos nos blogs das colegas que nem sei como fazer. E a minha foto, por que não está naquele álbum do blog do proa 17? Sou eu que tenho que colocar? Viram? isto eu não sei. Mas vou descobrir.
Ia colocar esta foto como atividade da "brincadeira" mas não consegui entrar nenhuma vez no E-proinfo. Até troquei de senha, mas desconecta a toda hora. Devem estar com problemas no servidor.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Hoje rendeu!


Depois de sofrer um pouco resolvi baixar a cabeça e trabalhar. Ainda não estou em dia mas se ficar chorando não sai nada.
Naveguei pelo Google Docs e descobri que é um editor excelente, com muitos recursos e com a vantagem de ficarem armazenados, os arquivos, na rede. Nosso blog sobre este assunto é
http://sobregoogledocs.blogspot.com/.
Tenho que revisar conteúdos/atividades do Proa 17, mas agora vou me concentrar no trabalho em grupo e depois retomo o que falta.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Estou em pânico!

Estou tentando, mas está difícil de acompanhar. Quando paro para pensar me acho uma chata, ansiosa, com medo, com aquele friozinho no estômago. É que não consigo colocar as atividades em dia e a cada semana começam outras e estas cada vez mais complexas.
Juro que estou tentando.
Bem, vamos continuar...
Não tenho uma figurinha que me represente tão bem como este moço aí ao lado.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Me adiantei!



Como estou gostando muito desta disciplina corri para ver as novas atividades desta semana. Qual não foi minha surpresa quando vi que já tinha executado todas. A única novidade foi o Blogroll, 17/12, que fiz sem maiores problemas. Configurei para abrir na mesma janela e não gostei. Alterei para abrir em nova janela (ou nova guia) e assim fica melhor de navegar.
Penso que cumpri com todas as tarefas do Proa 17, eu vou me dedicar, agora, para outros proas que estou atrasada.
Eu vou deixar o blog “Meus testes” para novas atividades.
Professoras, se deixei algo de lado, por favor, me indiquem.
Um abraço!

Meu novo blog

Este, http://alcionetestes.blogspot.com/ é o blog que usarei para fazer meus testes conforme solicitado na atividade proa17/8. É bem básico para eu "bordar" à vontade.


domingo, 6 de maio de 2007

Meus progressos.

Penso que (quase) consegui resolver meu problema de entendimento do blogline. Adicionei vários blogs em pastas diferentes. O que não estou entendendo é que criei duas contas a http://www.bloglines.com/myblogs, onde aparece o link para Adicionar e http://www.bloglines.com/public/Alcione onde aparecem só os feeds.

No primeiro, o myblogs, abro uma vez o feed e quando volto aparece a tela:

Devo excluir um deles? Tem algum erro aí que não consegui descobrir. Vou continuar tentando durante a semana.
Um abraço

sábado, 5 de maio de 2007

Bloglines...


Eu tentei. Criei o cadastro, configurei a conta e aqui estou divulgando meu nome de usuário Alcione será este ou Alcione ??? No primeiro consegui postar uma mensagem, está correto?

Devo agora, criar minha blogoteca?

Ainda não está claro como cadastrar blogs no blogline. Me faltam muitas informações. Profs, não esqueçam que estou engatinhando neste assunto.

Continuando...

O blog da Susana é especial. Está além de minha capacidade de compreensão. Ela é Mestre no assunto. O conteúdo é muito complexo pra mim. Assim como o “Zaptlog”, também de alto nível. Quando eu crescer quero ser como ela (rsrs, na outra vida).

O blog “Oficina de Educação” é tão interessante que eu não conseguia sair dele, muitos sites e dicas de grande utilidade para nós, professores.
Vida de professor” importante para saber o que pensam, o que fazem, com o que se preocupam em outras culturas.
Palavra aberta” – este espaço é de uma riqueza, não só o tema, que é de vital importância, como o projeto, as atividades desenvolvidas, o retorno dos alunos mostrando sua criatividade e nos dando uma lição de conscientização. Os jovens não estão alheios ao que acontece ao planeta.
O mundo encantado” – é deslumbrante, quase não consegui sair deste blog. Copiei muitos pensamentos sobre educação. Todos muito lindos.
A “Blogosfera da Marli”, a garota é especial. Quantos blogs de assuntos diferentes com uma gama de informações e demonstrações de criatividade e bom gosto. Neste universo de belezas podemos ficar horas e horas navegando, só aprendendo.

O blog "Leitura e Escrita na Escola" já mandei para meus colegas de português. estou certa de que será muitp usado.

Visitei muitos outros, tantos que abri uma pasta nos favoritos para guardar e voltar depois, com mais calma.
Quanto aos serviços de blogs utilizados são vários: blogger.com, blog.uol.com.br, blogia.com, destes só conhecia o blogger.com utilizados por nós cursistas nos proas.

Em minhas andanças por estes blogs descobri um universo de informações que estão
acessíveis a todos. Faz-me refletir sobre a importância da internet na nossa vida, hoje. Sempre tem o que precisamos se procurar no lugar certo. Tem colegas dispostos a compartilhar o que já experimentou com seus alunos. Tem ferramentas tão fáceis de lidar que qualquer criança pode criar, se expressar, ser independente. Desenvolver relações interpessoais na rede. Aprender a compartilhar, a colaborar. Ter liberdade de voar com suas próprias asas.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Weblogs visitados

A solicitação era que visitássemos (pois já fiz isto) os blogs e sítios relacionados.
E que visita!!! Me perdi navegando... não conseguia (e não queria) mais sair dali.
Abri uma pasta nos favoritos e guardei 37 endereços. Uma riqueza de informações e belezas à disposição de quem quiser ver.
No “Sérgio Lima - blog de professor” e “Relatos de Experiências” se percebe a importância do blog colaborativo, da forma do aluno trabalhar, da sua motivação e seu desenvolvimento.
Também se percebe que as dificuldades são as mesmas em todo o lugar – os professores têm receio de expor suas dificuldades e assim ignoram as TICs.

(... amanhã eu continuo)

Eu e os blogs-

Pouca é minha experiência com blogs, só conheci este recurso neste curso de especialização. Nestes dias, quando olhava para a lista de atividades me dava um friozinho no estômago, pois precisava me concentrar e não podia e o compromisso não cumprido me deixou numa grande ansiedade. Não tenho problemas em trabalhar com a máquina, sou experiente e domino fácil novos recursos.
Hoje, já estou há oito horas sentada na frente do micro trabalhando. Descobri um mundo muito rico. Estou impressionada. Até então, para mim, blog era uma forma de publicar meu pensamento na internet. Coisa que não concordo muito, talvez pelo meu temperamento mais fechado, não gosto de me expor.

(Em empo: Semana 2 - atividade 4)

Li os textos solicitados e muitas informações me chamaram a atenção:
Blogs:
- São ambientes de construção cooperativa de conhecimento –
os projetos educacionais
* Que desencadeiam entre os participantes o exercício da expressão criadora, artística e hipertextual;
- Permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria;
- Permitem retorno à própria produção permitindo a reflexão crítica, a reinterpretação de conceitos e práticas;
- Professores e alunos são parceiros de aprendizagem...
- Registra de forma dinâmica todo o processo de construção do conhecimento...
- Consolidam novos papeis para alunos e professores no processo educativo promovendo a parceria num processo onde todos ensinam e todos aprendem.
Palavras chamam a atenção nos textos: compartilhar, colaborar, construir, conhecimento, produzir, idéias, opiniões, experiências, parceria, diálogo, autoria, reflexão, senso crítico... os blogs fazem tudo isto, nos dão a oportunidade de crescer basta se abrir para o novo. São fáceis de criar, editar e publicar, não precisa de muito conhecimento técnico só muita criatividade, aquela que todos nós temos, talvez escondida no nosso interior esperando ser descoberta.

Justificando...

Professoras, estou cumprindo esta atividade hoje porque estive, por uns dias, fora da cidade. Ao chegar, muito trabalho e pouco tempo mas logo colocarei em dia todas as atividades. Todos os Proas ficaram comprometidos.

Como faltou uma apresentação (na época) venho aqui colocá-la em tempo;

Eu sou Alcione Ethur, professora de Biologia, mas desde 1987 trabalho com Informática na Educação. Montei o CATE/CIEd, em Santa Maria e alguns laboratórios em escolas particulares, em Poa, onde moro desde 1993.
Estou fazendo este curso para me atualizar e aprender coisas novas. E está funcionando, quantos recursos novos estão se apresentando, alguns usáveis, outros só para conhecimento.
Ferramenta sofisticadas na qualidade e simples de usar. Isto é a internet, um universo de possibilidades e recursos para facilitar nosso dia-a-dia.