sexta-feira, 8 de junho de 2007

Minha auto-avaliação


Quando me candidatei para este curso (Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem) pensei em me atualizar, pois apesar de já trabalhar com informática na escola poucos recursos usava além dos mais comuns como aplicativos, navegação e outros.
A internet oferece, hoje, uma gama de ferramentas que nos favorecem com novas formas de ensinar e aprender. Novas possibilidades de uso das TICs surgem a todo o momento e isto vem de encontro as nossas expectativas frente a área Informática na Educação.
Na primeira semana, lemos um texto, criamos nosso blog da disciplina e visitamos muitos blogs sugeridos. Foi então que comecei a me encantar com esta ferramenta. Que riqueza, que criatividade, que mostra de inteligência e disponibilidade. Os blogueiros expõem suas idéias e compartilham seus pensamentos mais íntimos na rede. Para pessoas mais fechadas (como eu) que não gostam de se expor, isto foi um choque. Minhas dificuldades foram muitas até internalizar esta nova forma de expressão.
Como estava trabalhando com outras disciplinas do curso fui cumprindo meus compromissos quando era possível sendo muito difícil acompanhar conforme iam sendo publicadas as atividades. Eu atrasei muito. Ainda devo a atividade 17/4 que é a leitura de um texto e postagem. Eu farei tão logo acabem estas últimas, pois requer tempo para ler.

O cadastro no Bloglines foi feito sem dificuldades e o acompanhamento dos blogs das colegas também.
Fiz com prazer a configuração do meu blog. Gosto de mexer em tudo, mas sempre primando pela harmonia e estética visual.
Apesar de cumprir as atividades, durante toda esta oficina tive um sentimento de impotência, não pelas dificuldades de execução, mas pelo fator tempo. Em todo o andamento do trabalho me senti com “a corda no pescoço”, pressionada de todos os lados, por esta e as outras disciplinas.
Para mim, esta dificuldade ficou mais clara quando iniciamos os trabalhos em grupo e onde penso que deveria ter trabalhado mais.
O Proa 17 foi uma oficina onde tudo era acelerado. A quantidade de tarefas era inversamente proporcional ao tempo de realização. Muitas tarefas, pouco tempo. Eu ficava zonza só de ler a lista atividades, não conseguia terminar a da semana e já tinha outra iniciando, e bem longa. Entendi perfeitamente a metodologia usada pelas professoras: despertar em nós, cursistas, a curiosidade e a busca pelo novo numa verdadeira corrida. Não deve ter sido fácil para elas também acompanhar tantas cursistas em tão pouco tempo. Assim como nós, não devem ter tido finais de semana ou feriado.
O
Proa 17 deixa uma bagagem muito grande de novos conhecimentos e uma vontade enorme de continuar aqui, lendo, testando, explorando o que oferece. Eu aprendi muitos recursos que já estou usando com meus alunos. Os blogs e todas as ferramentas estudadas nos dão uma perspectiva diferente e moderna de uso da internet na educação. Uma possibilidade de nosso aluno desenvolver sua criatividade e construir conhecimento.
Agradeço às professoras Íris, Susana, às tutoras e às colegas que nos acompanharam durante estas semanas nos instigando, desfiando, criticando e elogiando.
Peço desculpas se fui indelicada com algumas colegas ao analisar seus blogs. Eu penso que temos que ser sinceros e colocar nossa verdadeira opinião quando estamos executando uma tarefa tão importante como uma atividade proposta, então, não é momento de se desdobrar em elogios quando se tem pontos para destacar. Sempre tendo como fim uma educação de qualidade.

Obrigada, profª. Íris, Mara e Susana, com certeza, continuarei a explorar todos estes blogs em busca de mais conhecimento, pois sei que deixei muita coisa para trás e retornarei com mais tempo.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Alcione

Quando estamos envolvidas o tempo é curto (sei lá porque me lembrei dos namorados da adolescência :)))). Aprender pode ser tão envolvente quanto a paixão, até porque, em grande parte, é paixão.
Assim, o tempo voa.
Foi nosso objetivo aproveitar cada segundo para que voc~es pudessem ter muitas experiências. Lugares onde podem voltar e sempre encontrar mais coisas.

abraço bem grande :) Nos vemos na rede!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.